Em classes de menor poder aquisitivo, atividades como teletrabalho e ensino remoto só foram possíveis com ajuda do celular
O celular é o principal dispositivo usado em atividades como teletrabalho e ensino remoto nos usuários de internet do Brasil. A conclusão está veiculada na última pesquisa da NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), divulgada no dia 5.
De acordo com o estudo, três quartos dos usuários de internet do país com 16 anos ou mais acessaram a rede exclusivamente pelo telefone celular. Mais de 70% são da classe DE – famílias que somam até R$ 2 mil por mês.
Somente 11% dos usuários das classes AB afirmaram ter apenas o aparelho celular para realizar as atividades remotas. Entre as famílias que ganham mais de R$ 8 mil mensais, é comum o uso de computadores e tablets, mostra a pesquisa.
A estimativa abrange cerca de 101 milhões de usuários brasileiros de internet – 83% do volume total. Entre os estudantes e universitários, o celular também é a ferramenta mais frequente: 37% dependem do aparelho para assistir às aulas.
“A falta de recursos digitais para acessar as atividades remotas é um dos principais aspectos que podem afetar a continuidade das rotinas educativas durante a pandemia”, disse o gerente do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do NIC.br, Alexandre Barbosa. Segundo ele, as diferenças de acesso criam oportunidades desiguais para a aprendizagem.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino remoto é a dificuldade em esclarecer dúvidas com os professores (41%) e a falta ou baixa qualidade de conexão à internet (39%).
Como melhorar o sinal de internet?
A internet fixa tem uma vantagem em relação aos dados móveis: ela permite o acesso a qualquer página e mais estabilidade na conexão. Mesmo com um investimento relativamente maior, a instalação pode ser uma saída para quem depende da internet para estudar e trabalhar de casa.
Até no celular, com uma conexão Wi-Fi as chances de queda de sinal são menores.
Se o Wi-Fi está instalado, mas não funciona de forma adequada, é essencial verificar a instalação do aparelho e a sua posição em relação ao espaço de trabalho/estudo. Paredes, equipamentos eletrônicos e espelhos podem dificultar a propagação do sinal.
Caso necessário, entre em contato com a equipe técnica do seu provedor. Eles encontrarão a melhor forma de resolver o problema.
Fale com a NETSV
É só chamar. Fale conosco em: (54) 98418-3580 e 3519-0040. Plantão todos os dias, das 8h às 22h.
Cidades atendidas |
---|
Erechim |
Barão de Cotegipe |
São Valentim |
Aratiba |
Trindade do Sul |
Entre Rios do Sul |