Limpeza do cache otimiza a internet; entenda
4 de março de 2021Relembre como a internet foi criada há 55 anos
3 de abril de 2021Sabe o truque de reiniciar o roteador em casos de queda de internet? Entenda por que ele é tão necessário - não só em caso de queda da conexão
O roteador é a nossa ponte para o vasto mundo da internet: é ele que propagada o sinal Wi-Fi e, com isso, podemos usar os nossos aparelhos eletrônicos para desbravar a rede mundial de computadores.
Mas como qualquer outro equipamento, o roteador também está sujeito a erros e precisa de manutenção. A gente explica.
Oscilação de energia
A oscilação de energia elétrica é o principal fator que pode fazer com que o roteador pare de funcionar ou deixe a conexão lenta. “Alguns picos na rede podem ocorrer, muitas vezes imperceptíveis”, disse o gerente técnico da NETSV, Gean Pagliari. “Mas como o roteador é um equipamento eletrônico mais sensível, pode ocorrer de travar”.
Sempre na tomada
O fato do roteador ficar ligado por 24 horas, todos os dias da semana, também contribui para que ele trave ocasionalmente. Nesses casos, o mais indicado é reiniciá-lo assim que os primeiros sinais apareçam.
“Quando sentir que a conexão está mais lenta ou sem acesso, o primeiro procedimento é desligar o aparelho da tomada e ligar novamente após 30 segundos”, orientou Pagliari.
Ao contrário do que muita gente imagina, esse procedimento não é prejudicial ao roteador ou às suas configurações, mas essencial para destravar o aparelho.
Manutenção automatizada
A orientação é que o roteador seja reiniciado apenas quando houver sinal de lentidão, e não rotineiramente.
Alguns aparelhos já possuem a opção de se reiniciarem automaticamente de tempos em tempos. Essa opção é muito útil e pode ser programada para momentos em que os usuários não estão usando a internet.
O roteador tem vida útil?
Sim, o roteador tem uma “vida útil” assim como todos os outros aparelhos eletrônicos. Uma forma de saber quanto tempo lhe resta é observar o seu desempenho. “Se o sinal está mais fraco, a desconexão é frequente ou está superaquecido, ele pode estar com os dias contados”, afirmou o gerente técnico da NETSV.
Uma forma de averiguar o superaquecimento é colocar a mão sobre o roteador. Se estiver muito quente, algo não está certo.
“O roteador não tem uma vida útil definida, mas atualizar por um modelo mais atual é sempre indicado”, atestou Pagliari. “Hoje há cada vez mais dispositivos conectados a esses equipamentos e já existem novos padrões de conexão, como a 5Ghz, que não estão nos aparelhos antigos”.
Gostou das dicas?
Uma boa conexão passa, necessariamente, pelo roteador. Saiba como melhorar o sinal dentro de casa!