O que fazer quando o sinal da internet cai?
10 de setembro de 2020Entenda o processo por trás da queda de conexão da internet
3 de outubro de 2020Ainda que a internet via fibra óptica tenha se popularizado nos últimos anos, ainda é muito comum que alguns lugares demandem uma conexão via rádio. Mas você sabe qual é a diferença entre essas duas modalidades? A gente explica 😉
Distribuição de sinal diferente
A principal diferença é a composição da fibra óptica e via rádio. Ou seja, muda a forma em como o sinal de internet é distribuído.
Na internet via rádio, o sinal é enviado via ondas eletromagnéticas exatamente iguais às ondas de rádio – pelo ar. Já a fibra óptica possibilita a conexão graças a um cabo extremamente fino. Esse “fio” é feito de vidro e a luz “viaja” dentro dele até chegar ao seu destino.
“É por isso que a fibra óptica é muito mais estável e rápida: com ela não haverá interferência eletromagnética ou até física, caso algum objeto, como uma árvore, estiver em sua frente”, explicou o gestor técnico da NETSV, Gean Pagliari.
Internet via rádio nunca mais? Nada disso!
Muita gente torce o nariz para a internet via rádio, mas isso é uma grande injustiça. Esse método de conexão ainda é essencial em muitos lugares afastados, onde ainda é muito difícil chegar com a fibra óptica.
Hoje a conexão via rádio é usada nas zonas rurais, onde não há muita interferência de sinal. “Esse tipo de conexão tem uma instalação fácil e abrange grandes coberturas, mas ainda carece de velocidade”, concluiu o gestor técnico da NETSV.
Independente do método, a internet revolucionou a vida de todos – tanto na conexão via rádio quanto na fibra óptica.